PERDOAR OU ESQUECER?
Tenho-me deparado com uma questão que me tem dado um pouco de dores de cabeça.
À muitos anos uma amiga de um momento para o outro deixou de falar comigo e com outra amiga. No momento a nossa reação foi, obviamente, raiva. Só que raiva é um sentimento bastante cansativo e para mim entrei numa filosofia de deixar o passado para trás porque é aí que ele deve ficar.
Ora, essa amiga recentemente tem estado a mandar-me mensagens e claro que eu lhe respondo porque obviamente ela era minha amiga e como disse, o passado tem que ficar no passado.
Isso fez com que a minha outra amiga aquela que ainda falava comigo ficar zangada.
O que faz agora pensar na minha questão "PERDOAR OU ESQUECER?".
Como eu disse o passado fica para trás e aquilo que nos magoa nós nunca vamos esquecer pois só assim aprendemos a nossa lição. Mas porque não perdoar? As pessoas mudam. Porque não as devemos perdoar se elas aprenderam as lições delas? Errar é humano e nós só aprendemos como devemos viver se errarmos, se batermos com a cara na parede e pensarmos naquilo que fizemos.
Acho que perdoar nós devemos sempre perdoar, mesmo que isso mude a nossa dinâmica e até, por vezes, a nossa vida. Mas esquecer? Eu acho que não nos devemos esquecer, nunca nos devemos esquecer do que nos trouxe aquele momento. Esquecer é como arrancarmos um capítulo da nossa vida.
Portanto, do passado nós não o esquecemos, não o devemos esquecer pois lá estão as nossas memórias e os nossos momentos, os nossos erros e as nossas lições, mas perdoar é deixar o passado lá trás e seguir em frente de cabeça erguida.
Comentários
Enviar um comentário